Pesquisar este blog

domingo, 22 de novembro de 2015

Balança-rabo-canela

É o mais raro dos colibris (beija-flor) da Mata-Atlântica. Espécie ameaçada de extinção por conta do desmatamento acelerado que destrói seu habitat natural.
A Mata-Atlântica é o bioma brasileiro mais ameaçado da atualidade, dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em junho de 2015, apontam que somente 14,5% da vegetação original (nativa) da Mata Atlântica permanece preservada. 


Nome: Balança-rabo-canela

Nome cientifico: Glaucis dohrnii

Tamanho: Cerca de 12 centímetros da ponta do bico à ponta da cauda.
Incidência: Somente no Brasil, em alguns lugares no Espírito Santo e na Bahia.
Habitat: Interior de florestas bem conservadas e úmidas principalmente, próximo a riachos ou a bananeiras-de-jardim, que servem como seu alimento.

Curiosidades:
Os beija-flores geralmente alimenta-se de pequenos insetos, aranhas e néctar, líquido doce que é produzido pelas flores. Para sugá-lo, essas aves têm uma língua com ponta dupla, que forma dois pequenos canudos.
É comum os beija-flores ficarem com os grãos de pólen das flores grudados nas penas e no bico depois de sugarem o néctar. Assim, acabam levam-do-os de uma flor a outra, à medida que seguem seu caminho. Como as flores precisam do pólen para produzir sementes, e os beija-flores, ajudam-nas ao fazer esse transporte e causam a polinização das plantas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário