Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Puma Concolor

Por ser capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas, no Brasil o Puma gera conflitos de interesses quando ataca o gado.  
O Puma já foi extinta em grande parte de sua distribuição na América do Norte e em algumas localidades das Américas Central e do Sul. As principais causas disso são a caça, seja por esporte ou retaliação por ataques ao gado, fragmentação e destruição do habitat, e em áreas muito populosas, atropelamentos.
 A Suçuarana é um animal solitário e prefere viver em um lugar de difícil acesso como florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer. O carneiro selvagem, o veado e o caititu constituem suas presas habituais. Os adultos se comunicam por meio de uma espécie de silvo estridente. A fêmea tem a cria em cavernas ou em cepos ocos. Os filhotes abrem os olhos com dez dias e ficam com a mãe até os 20 meses. Período de vida 12 anos. Maturidade sexual de 2 para 3 anos. Gestação de 90 a 96 dias. Números de filhotes: de 01 a 04, nascem pintados com manchas escuras no corpo.

Nome científico: Felis concolor

Nome: Onça-parda ou sussuarana
Categoria: Ameaçada 
Altura: Aproximadamente 63 cm
Peso: Até 100 kg
Comprimento: 1.20 de corpo e 65 cm de cauda
Ocorrência Geográfica: América do Norte, América do Sul e América Central. No Brasil, é encontrada em todos os Biomas
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae

Curiosidades:
Prefere emboscar presas a partir do solo ou de árvores e depois correr e pular nas costas da vítima, quebrando o pescoço da presa com uma mordida na parte de trás da cabeça. Na América do Sul, presas comuns incluem veados, cervos, cutia, tatus, pacas, porco-espinho, gambás, coelhos, tamanduás, morcegos, queixadas, iguanas e serpentes. Tem como preferência mamíferos de médio porte, se alimentando menos de presas maiores principalmente em regiões com presença da onça pintada, talvez resultado da separação de nicho com a onça pintada, que prefere presas maiores. Na América do Norte, onde onças pintadas estão ausentes, cervos e alces são presas comuns em sua dieta. Muitas vezes escondem restos de presas para se alimentar novamente posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário