Pesquisar este blog

domingo, 29 de novembro de 2015

(Vídeo) Técnicos e pesquisadores fazem estudos científicos para mensurar os impactos na fauna e flora na foz do Rio Doce

Desde o dia 05 de novembro de 2015 quando houve o rompimentos das barragens de contenção de resíduos do minério, situada entre os distritos de Mariana e Ouro Preto (cerca de 100 km de Belo Horizonte), provocou uma onda de lama que devastou distritos próximos. Desde então os impactos do acidente vem aumentando e afetando negativamente os lugares por onde passa. 




Recentemente tivemos a chegada da lama ao litoral do Espirito Santo onde tem ameaçado a fauna marinha.

A importante missão de resguardar a vida marinha nas áreas afetadas pela lama da mineradora Samarco , como explica Juliano Bicalho, biólogo e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo “Significa uma queda na produção biológica marinha. Menos vida vai ser produzida a partir da base da cadeia alimentar marinha”. 


Tentativa de usar boias para contenção da lama foi inútil. 


A fim de mesurar os impactos causados na foz do Rio Doce, técnicos e pesquisadores foram encarregados de trabalhar na formulação de importante base de dados que será usada para pensar em métodos de minimizar os danos nos ciclos ecológicos. 
“Nossa intenção é mapear o problema, realmente delimitar até onde a lama está se estendendo, e também tentar detectar ali qual a intensidade da contaminação da água”, afirma o comandante Aloizio Maciel de Oliveira Jr.


O trabalho dos pesquisadores vai utilizar o tecnológico Navio da marinha brasileira 'Vital de Oliveira' que possuí 28 equipamentos capazes de produzir informação confiável sobre a qualidade da água que mudou de cor, destruindo a vida no litoral do Espírito Santo.

Recém chegado de Singapura para o Brasil, o Vital de Oliveira pesa 3,5 mil toneladas e com o equipamento chamado Veículo de Operação Remota (ROV –- sigla em inglês) tem capacidade para chegar a 4 mil metros de profundidade.

Entenda como funciona a coleta de dados para serem analisados e o funcionamento dos equipamentos do navio. 
Esse trabalho tem a importante missão na coleta de dados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário